Quinta-Feira, 18 de Setembro de 2014
 

SRC TV: Um novo ciclo se inicia na história de Andradina

(Foto: Arquivo Folha Regional).

Andradina – A história do Grupo SRC – Sistema Regional de Comunicação se confunde, ou melhor, se funde a da própria história de Andradina, tamanha participação e objetividade de atuação que possui nas últimas décadas. E neste dia 12 de julho de 2013, vem acrescer ainda mais essa história, com a inauguração do primeiro canal aberto de televisão no município, o SRC TV Canal 17, afiliada da TV Brasil. O Canal 17 é aberto e tem alcance para toda a região, no entanto, em breve novos equipamentos serão instalados para que outras regiões sejam atendidas pelo SRC TV.

Nivaldo Franco Bueno

O rádio corre nas veias do comunicador, presidente do Grupo SRC Nivaldo Franco Bueno. Mesmo em tempos modernos de internet, o rádio sobrevive graças ao trabalho de pessoas abnegadas como Nivaldo, que junto com sua família e equipe, vive para a comunicação, com doze emissoras de rádio, um jornal impresso e agora com o SRC TV Canal 17. Nivaldo Franco Bueno é um exemplo de amor pelo rádio.

Nascido em Bauru, onde iniciou sua vida profissional no setor de comunicações na Organização Victor Costa de Rádio e Televisão, como locutor, em 1965, Nivaldo construiu com seu trabalho e dedicação, um verdadeiro império, o SRC – Sistema Regional de Comunicação, um grupo com 12 grandes e importantes emissoras de rádio do Noroeste do estado de São Paulo e grande bolsão do Mato Grosso do Sul. Em Bauru, Nivaldo trabalhou, ainda, no Jornal Diário de Bauru e Bauru Rádio Clube. Em São Paulo, na Rádio Gazeta, TV Bandeirantes e TV Rodoviária.

Em 1971, Nivaldo descobriu Andradina, onde começou como locutor, redator e apresentador, na Rádio Urubupungá. Em 1973, há 40 anos, adquiriu em sociedade com o Dr. Osvaldo Brandi Faria, a Rádio Clube de Mirandópolis. Este foi o pontapé inicial para surgir o Sistema Regional de Rádio, pois, em 1974, assumiu o controle acionário da Rádio Urubupungá.

Graças a muito trabalho, persistência e determinação, alguns anos depois, Nivaldo conseguiu adquirir a Rádio Andradina, e em 1986, montou a primeira emissora de FM em um raio de 100 quilômetros de Andradina, a FM Cidade, 97,9 Mhz. Ao longo dos anos, ampliou sua organização adquirindo outras emissoras de rádio como: Cidade FM, em Três Lagoas; Rádio Cidade AM, em Pereira Barreto; Clube FM e Lins Rádio Clube AM, em Lins; Cidade FM Araçatuba e Clube FM, de Pereira Barreto e Clube FM de Andradina, além de outros municípios como Castilho, Guararapes e Tupi Paulista.

Desde 2003 Nivaldo conquistou a concessão para um canal aberto de televisão para Andradina, no entanto, as mudanças nos equipamentos na última década, o obrigou a adquirir material de última geração, gerando uma perda substancial em equipamentos adquiridos anteriormente.

Nivaldo implantou a Fundação Cultural Nivaldo Franco Bueno, presidida por sua esposa, professora Adeliz Regina Fernandes Rocha, responsável pelo Canal 17 – SRC TV, que cobrirá também as regiões de Ilha Solteira, Pereira Barreto, Mirandópolis e Valparaíso, atingindo 32 cidades, além de ampliar suas atividades no setor de assistência e desenvolvimento social, esportivo e cultural, trabalho esse que já vem sendo desenvolvido, pois o SRC patrocina equipes esportivas e desenvolve campanhas assistenciais.

Nesse aspecto, Nivaldo foi vice-provedor da Santa Casa de Andradina, ocupando por várias vezes a provedoria. Foi diretor da Policia Mirim, Diretor e Presidente da Camenor – Casa do Menor Leda Furquim Atílio e ex-diretor do Asilo São Vicente de Paula. Atualmente faz parte da diretoria da Santa Casa de Andradina, Conselho da FEA – Fundação Educacional de Andradina e diretor da APAE, para as quais já realizou shows beneficentes.

Nivaldo conta com o substancial apoio de Adeliz, que o auxilia na administração de todo o SRC e tem três filhos: Marcelo, diretor da Clube FM de Araçatuba, e diretor artístico do SRR; Alexandra, gerente das emissoras de rádio de Andradina e Márcio, diretor do Jornal impresso O Liberal Regional, com sede em Araçatuba.

Hoje as empresas sob seu comando geram cerca de 200 empregos diretos, proporcionando assistência a essas famílias, que estão ligadas a este grande grupo de comunicação do oeste de São Paulo e bolsão do Mato Grosso do Sul.

Ações

A Fundação Nivaldo Franco Bueno, se destacou durante as campanhas que promoveu para ajudar as famílias que devido às chuvas, ficaram desabrigadas no estado de Santa Catarina, enviando para o local cerca de 30 toneladas de alimentos, água mineral, roupas e calçados.

Reconhecimento

Em 2012, Nivaldo Franco Bueno foi homenageado na Câmara Municipal de Araçatuba e em Andradina, recebeu o Prêmio Melhores do Ano através do Jornal Folha Regional e Revista FR Magazine, como “Empresário do Ano”.

SRC TV

Hoje, mais um ciclo se inicia da vida do empresário, presidente do SRC TV, Nivaldo Franco Bueno, que entra para a história, não só de Andradina, mas de toda a região, com a inauguração oficial do Canal 17.

(Informações acervo Folha Regional).