Quinta-feira, 18 abril 2024
 
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Campanha da Fraternidade começa quarta-feira e a temática é o saneamento básico

(Foto: www.clickfozdoiguacu.com.b)

Andradina - A Campanha da Fraternidade 2016 terá como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Amós 5,24). A CFE 2016 chamará a atenção para a questão do saneamento básico no Brasil, considerado um direito fundamental.

Com isso, todas as comunidades católicas e evangélicas que se integraram à campanha, desenvolverão durante os 40 dias que antecedem a Páscoa, ações para conhecer ( ver ), refletir ( pensar ) e tomar atitudes concretas (agir) sempre à luz da verdade evangélica.

O lançamento da Campanha da Fraternidade é tradicionalmente na Quarta-feira de Cinzas, com o gesto de propósito para a mudança e conversão dos pecadores, que no caso desse ano, vão refletir sobre a omissão coletiva em relação ao saneamento básico e ao meio ambiente, que perde para obras faraônicas, corrupção e má administração pública ou privada.

As reflexões sobre o saneamento básico demonstram que esse é um direito humano fundamental e, como todos os outros direitos, requer a união de esforços entre sociedade civil e poder público no planejamento e na prestação de serviços e de cuidados. Por isso é uma Campanha Ecumênica, pois a questão do Saneamento afeta não apenas católicos, mas todas as pessoas, independente da fé que professem.

O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle de meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais são medidas necessárias para que todas as pessoas possam ter saúde e vida dignas. Por isso, há que se ter em mente que “justiça ambiental” é parte integrante da “justiça social”.

Alguns dados mundiais sobre o saneamento

– No mundo, um bilhão de pessoas fazem suas necessidades a céu aberto.

– Mais de 4.000 crianças morrem por ano por falta de acesso a água potável e ao saneamento básico.

– Na América Latina, as pessoas têm mais acessos aos celulares que aos banheiros.

– 120 milhões de latino-americanos não têm acesso aos banheiros.