Sábado, 20 abril 2024
 
Facebook

Palestras em Creches orientam adultos sobre primeiros socorros em casos de acidentes

Castilho - O que os pais, tios, babás, professores e demais adultos em geral que lidam diariamente com as crianças devem saber para evitar que os mesmos sejam vítimas de acidentes graves que podem levar à morte por afogamento, queda, queimadura e outros?

Foi exatamente este o tema de uma palestra esclarecedora oferecida pelo Bombeiro e escritor castilhense, José Antonio da Silva Junior, na quarta-feira passada (25), nas creches municipais "Maria José Vieira Telles" e CEI "Criança Feliz".

Na creche localizada no Conjunto Paulo Sérgio, Silva Júnior transmitiu os conhecimentos aos professores, dirigentes e demais colaboradores. Sua marca registrada foi a "prática" de exercícios que podem fazer toda a diferença entre a vida e a morte de uma criança (e porque não de adultos) na hora de um acidente. Carismático e bastante comunicativo, o bombeiro esclareceu cada uma das dúvidas de suas platéias, sempre solicitando que voluntários participassem das demonstrações daquilo que sabiam ou estavam aprendendo.

Na Creche do bairro Laranjeiras, Silva Júnior encontrou um público grande e atencioso, formado por funcionários da unidade de ensino e pelos pais dos alunos. Foram muitas as dúvidas esclarecidas e bastante proveitosa a participação dos pais nas demonstrações dos exercícios.

O programa é parte de um projeto conjunto mantido entre o Departamento Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros visando capacitar pais e profissionais do setor a lidar com situações de emergência envolvendo as crianças. Para Silva Júnior, o interesse nunca é demais e quanto mais preparado o adulto estiver para lidar com casos urgentes como um afogamento, por exemplo, mais estarão aptos a prevenir que estes possam acontecer.

"A prevenção ainda é a melhor saída, porque o nervosismo do momento pode acabar paralisando o adulto na hora de tomar uma atitude. Por isso, além de aprender os primeiros socorros, também é importante conhecerem as formas de prevenção", finalizou Silva Júnior.