Sexta-feira, 19 abril 2024
 
Facebook

Cristiano do Agrícola conquistou tanque de guerra para Andradina

Andradina – Com a projeção da inauguração do TG – Tiro de Guerra de Andradina, o vereador Cristiano Rodrigues de Oliveira (PSDB), viu a possibilidade da conquista de um tanque de guerra para ornamentar a obra. Em visita a Presidente Prudente, soube que aquele município conseguiu a doação de um tanque de guerra em Campo Grande/MS e levei a idéia ao prefeito Jamil Ono (PT), que aderiu ao meu sonho e colocou sua assessoria a minha disposição para ir em busca do feito”, disse Cristiano.

“Em Campo Grande, tenho um familiar que tem fácil acesso ao General do Exercito que se prontificou a nos receber e após analisar o projeto do TG, fez a doação. Talvez para alguns pode parecer algo sem valor, mas o artefato faz parte da história do nosso país, e a história é cultura principalmente para crianças e jovens que não sabem o significado de um tanque de guerra na defesa da Pátria”, concluiu o vereador.

O Surgimento dos Tanques de Guerra

O Tanque de Guerra ou Carro de Combate foi um conceito desenvolvido durante a Primeira Guerra Mundial pelos Ingleses para poder reunir em uma única arma uma defesa e um ataque superiores.Até a época da Primeira Guerra, a maioria das batalhas era executada por Infantaria ( homens a pé ), Cavalaria e também Artilharia ( canhões que ficavam a distância das batalhas tentando acertar os exércitos inimigos ).

Era um tipo de guerra muito desgastante e que tirava a vida de muitos homens, pois muitas vezes não restava alternativa a não ser correr e atacar diretamente as posições inimigas. Sem contar também o fato de que nessa época já existiam as primeiras metralhadoras que tornavam as batalhas ainda mais sangrentas.

Para poder virar o curso da Guerra e surpreender seus inimigos, o Exército Inglês, então recomenda a seus profissionais de Engenharia Mecânica uma nova arma. Como o poder industrial da Inglaterra e a tecnologia da Engenharia Mecânica época já permitiam que carros fossem construídos, a idéia sugerida foi o desenvolvimento de um tipo de Carro de batalha.

Ele deveria ser forte o suficiente para aguentar disparos diretos e também ter um ataque forte para abrir caminho para os soldados que o seguiam a pé, servindo assim como elemento principal nas batalhas. Outro fator importante é que o carro de guerra também conseguisse atravessar vários tipos de terrenos e enfrentar trincheiras e armadilhas onde homens a pé teriam dificuldade de passar. Sobre essas condições os profissionais de Engenharia Mecânica da Inglaterra surgiram com o projeto do Tanque de Guerra, no caso, o tanque de guerra modelo Mark I.