Sábado, 20 abril 2024
 
Facebook

Hipertensão pode ser tratada de maneira natural

Nutricionista dá dicas de como controlar a hipertensão sem abusar de remédios

Brasil - A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma doença caracterizada pelo aumento dos níveis tensionais no sangue. Essa condição é uma síndrome metabólica que, geralmente, é acompanhada de outras alterações, como a obesidade. Milhões de brasileiros são portares da doença.

Ela ocorre quando as artérias sofrem algum tipo de resistência, e perdem a habilidade de exercer os movimentos de contração e dilatação. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, o coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta, ligada a vários "esguichos". Se fecharmos a ponta dos esguichos, a pressão lá dentro aumenta. Ou seja, se os vasos são estreitados, a pressão sobe.

Apesar de existir tratamento químico, por meio de remédios, a hipertensão pode ser tratada de maneira natural, segundo a nutricionista Paula Borges. "Alimentos saudáveis podem reduzir os níveis da pressão arterial, eliminando ou minimizando a quantidade de medicamentos utilizados. Dessa forma, o paciente também pode controlar seu peso, evitando a obesidade e ajudando a melhorar suas condições de vida", afirma.

A nutricionista explica que pessoas hipertensas podem comer, em média, seis gramas de sal por dia, incluindo o sal natural dos alimentos. Dessa forma, é necessário selecionar com cuidado o que será ingerido. "Alimentos industrializados, como salgadinhos e molhos prontos, podem ser verdadeiras armadilhas para quem é hipertenso", diz Paula. Frutas, legumes e verduras frescas, além de leguminosas como feijão, ervilha e lentinha, são ricos em potássio, e devem ser consumidos em abundância, segundo ela.

A especialista em atendimento clínico e esportivo pontua, ainda, que as medidas simples são as mais eficazes no combate à hipertensão. "Reduzir a ingestão de sal, perder peso, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, além de comer mais vegetais, cereais, frutas e ômega 3 (através de peixes, por exemplo), são formas de reduzir consideravelmente a pressão arterial, e evitar doenças posteriores", finaliza.