Quinta-feira, 28 mar 2024
 
Facebook

Governo Federal sinaliza Instituto Tecnológico em Andradina

O Governo de Andradina está acertando junto com o Governo Federal abertura de um Centro de Referência do Instituto Federal na cidade

Andradina - O Governo Federal demonstrou mais uma vez na segunda-feira (29), que as portas estão abertas para Andradina e em reunião na Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) do MEC (Ministério da Educação) em São Paulo sinalizou para a abertura de um Centro de Referência do IFSP (Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia) na cidade.

Essa resposta acontece a menos de cinco dias do encontro do prefeito Jamil Ono (PT) com o secretário Nacional de Tecnologia da Informação do MEC, Aléssio Trindade de Barros, que esteve representando o ministro, Henrique Paim, no evento ocorridona última quarta-feira (24), em Andradina. Nesta ocasião o prefeito apresentou o pleito sobre o interesse da cidade receber um Instituto Federal e de pronto teve a resposta com a realização da reunião para discutir a possibilidade.

“O Governo Federal tem atendido Andradina de uma maneira eficaz e surpreendente e com certeza a cidade terá mais esta grande conquista atendida, desta vez na educação para a formação de mão-de-obra qualificada seguindo o avanço do mercado de trabalho”, falou Jamil.

Neste encontro em São Paulo o prefeito acompanhado do secretário de Governo, Manoel Messias de Almeida, e do assessor, Pedro Rodolfo Bentivoglio Filho, esteve com o coordenador geral de Planejamento e Gestão de Rede da Setec, Nilton NelioCometti, com o diretor geral de Infraestrutura e Expansão, Silmario Batista dos Santos, e com o reitor do IFSP, Eduardo Antônio Modena.

Como a proposta do Governo de Andradina é atender também na formação dos jovens que atuam na área rural a reunião teve a participação também do delegado-substituto Federal do MDA/SP (Ministério de Desenvolvimento Agrário), João Savedra, e do analista de Desenvolvimento e Reforma Agrária, Dimas Tavares, que também é responsável pela execução do Pronatec Campo. Como proposta para a abertura do Centro de Referência do Instituto Federal o prefeito Jamil apresentou os prédios do antigo Sesi, e os das unidades Romeu Martins, em Planalto, e Professora Wdade Salomão, em Paranápolis.

“Ainda nesta semana, provavelmente na quinta-feira, o diretor geral de Infraestrutura e Expansão, Silmario, deverá estar em Andradina avaliando essas três unidades que apresentamos como sugestão e vamos correr contra o tempo para viabilizarmos o Centro de Referênciajá para o ano que vem”, falou Messias. Segundo Savedra, que deu suporte ao Governo de Andradina no pleito, este Centro de Referencia deverá começar com cursos de curta duração e avançar para cursos técnicos até que a demanda demonstre que a região comporta ter um camping ligado a algum campus ou até mesmo um campus próprio.

“Pela característica de Andradina e a vocação regional da cidade, que abriga a área de maior assentamento do Incra do Estado, a abertura do Instituto Federal é indiscutível e por isso estamos engajados nesta luta junto com o prefeito Jamil Ono”, enfatizou o delegado-substituto do MDA.

A partir da escolha do prédio o Governo de Andradina e o IFSP vai promover a parceria que vai definir inclusive os primeiros cursos a serem ministrados no Centro de Referência.