Quinta-feira, 28 mar 2024
 
Facebook

Saúde prepara para segunda fase da vacinação contra o HPV

A partir de 8 de setembro a Secretaria de Saúde estará aplicando a segunda dose da vacina contra HPV nas unidades de saúde

Andradina - A Secretaria de Saúde do Governo de Andradina vai começar no dia 8 de setembro a segunda fase da vacinação contra o HPV que protege do câncer de colo de útero e verrugas genitais. Portanto todas as adolescentes na faixa etária entre 11 e 13 anos que receberam a vacina há seis meses precisam tomar a segunda dose para garantir o efeito.

Na primeira fase a vacinação foi feita nas escolas como forma de conscientizar sobre a importância da dose. Nesta segunda as adolescentes precisam procurar uma unidade de saúde. A terceira fase será daqui cinco anos.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sandra Gomes, será feita divulgação nas escolas para atingir o público-alvo como também nos meios de comunicação para que Andradina atinja as metas do Ministério da Saúde.

Primeira dose

Apesar da campanha a partir do dia 8 de setembro estar marcada como a segunda fase, as meninas dentro da faixa etária que não tomaram a primeira vacina ou que nestes seis meses completaram 11 anos também podem aproveitar a oportunidade para começar a se imunizar.

Embora os órgãos de Saúde trabalhem com períodos de campanha, Sandra explicou que a vacina entrou para a rede e que sempre haverá dose a disposição. “Porém é preciso respeitar rigorosamente os prazos de seis meses após a primeira vacina e de cinco na terceira fase para que se atinja o objetivo que é de garantir as essas adolescentes um futuro seguro”, comentou Sandra.

Dados

O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os tipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV. A vacina contempla ainda dois tipos de HPV de baixo risco (HPV 6 e 11), responsáveis por cerca de 90% das lesões anogenitais.

Vale ressaltar que a vacina não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis, de forma que as pessoas vacinadas devem usar preservativos nas relações sexuais.

Unidades de Saúde

Em Andradina as vacinas estarão sendo aplicadas na UAS Norte, a rua Evandro B.Calvoso, 2536, na Vila Botega, Na UBS da Vila Mineira, rua Iguaçu, 1195, na UBS do Benfica, a rua Monsenhor Vitor Assuiti, 2004, e no Centro Municipal de Vacinação, a rua Paes Leme, 145.