Terça-feira, 16 abril 2024
 
Facebook

Alckmin distribui 168 kits para salas de cinema em assentamentos

Estado - Com o objetivo de ampliar o acesso à Sétima Arte para um número maior de cidadãos, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, doou 168 kits de projeção para os municípios paulistas que não têm salas oficiais de exibição. Dezessete assentamentos rurais e quilombos foram contemplados com os kits.

"Hoje é um dia muito feliz, pois temos como parceiros as prefeituras, os assentados e os quilombolas. E também porque estamos descentralizando a cultura, levando-a a todo nosso Estado, ao encontro das pessoas, dos municípios e da área rural", disse o governador Geraldo Alckmin.

Os kits, que possuem projetor, tela, aparelho de DVD, mesa e caixas de som, poderão ser usados em espaços públicos, como bibliotecas e escolas. Os critérios usados pela Secretaria de Cultura para a entrega do material foram, além da ausência de sala de cinema, a apresentação de um plano de uso dos equipamentos por parte do município. Com isso, cada cidade se torna responsável pela operação do programa e deve garantir a realização de sessões inteiramente gratuitas.

Outra função das prefeituras é providenciar espaço para as sessões, que também podem ser itinerantes. Atualmente são usados como locais de exibição auditórios, bibliotecas, escolas, praças e até plenário de câmaras municipais das prefeituras participantes.

"O MIS (Museu da Imagem e do Som), através dos pontos MIS, tem um acervo espetacular de filmes que poderão ser disponibilizados para os municípios, assentamentos e quilombos que vão receber o kit de cinema", explicou o governador.

Os municípios que aderirem ao programa do Museu contarão com assistência para compor a programação de filmes e atividades associadas, como oficinas e palestras. Em geral, o programa Pontos MIS oferece um longa e um curta-metragem, mesclando cinema nacional e estrangeiro, animações, ficções e documentários.

Com esta nova doação, o Governo do Estado totaliza 306 kits distribuídos, com investimento de R$ 3,9 milhões no programa. A maior parte das cidades atendidas têm menos de 50 mil habitantes. Com os novos 168 kits, foram investidos R$ 2 milhões.