Quarta-Feira, 23 de Maio de 2018
 

Educação Ambiental promove oficinas em Castilho e Três Lagoas

Oficinas discutem meio ambiente e ações para garantir a qualidade da água do Rio Paraná em cidades do Mato Grosso do Sul e São Paulo na região da nova ponte da BR-262

Castilho - O Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto G-Pontes promove, nos dias 10 e 11 de abril, oficinas para trabalhadores da obra da nova ponte na BR-262 sobre o Rio Paraná e comunidades que serão influenciadas por esse empreendimento. As atividades buscam refletir com os participantes sobre as questões ambientais relativas ao Rio Paraná e os impactos que a obra pode ter na vida da população e no meio ambiente. As oficinas serão nas cidades de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, e de Castilho, no Estado de São Paulo.

A atividade “Cuidados com os rios: Quais e de quem são as responsabilidades?” será trabalhada com aproximadamente 20 pescadores da Colônia Jupiá, no dia 10, em que tratará da relação entra a água do rio, a saúde e a qualidade de vida neste meio ambiente. Também será discutida a possível contaminação que a água do rio pode estar sofrendo com a Usina Hidrelétrica de Jupiá e os reflexos deste problema na vida e nas atividades econômicas dos pescadores.

Já a oficina com os trabalhadores da obra terá como tema “Segurança no Trabalho e Saúde” e deve contar com 30 pessoas. O objetivo deste trabalho é conscientizar os trabalhadores da importância do uso dos equipamentos de proteção individuais e coletivos de segurança no ambiente de trabalho. A atividade contará com exemplos do que se deve e o que não se deve para se ter segurança no trabalho e também mostrará as consequências na saúde quando não se observa essas regras.

Oficinas em Castilho

As duas últimas oficinas que serão realizadas pelo PEA serão na cidade de Castilho e terão como temática central a água. A primeira com o tema “Água: Elemento de Desenvolvimento da Saúde e Cidadania” será desenvolvido com jovens responsáveis pelo projeto Econg e nela serão discutidos os problemas relacionados à qualidade da água. Os 25 jovens esperados para oficina também debaterão como esta qualidade é tratada nos domicílios, pela mídia, empresários, formuladores de políticas públicas e produtores rurais e de quem é a responsabilidade pelo impacto e pelas melhorias dos recursos hídricos.

A segunda terá o mesmo tema que a dos pescadores, “Cuidados com os rios: quais e de quem são as responsabilidades?”, porém com uma abordagem diferente. Este encontro terá como objetivo debater formas de como a comunidade pode encontrar soluções que assegurem a qualidade da água do Rio Paraná. Com isso, será questionado como melhorar o entendimento da qualidade da água e seu monitoramento e a implementação de métodos mais efetivos para o tratamento da água. Esta oficina espera a participação de 30 pessoas.

G-Pontes

O G-Pontes é um projeto desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR/ITII) em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Este projeto realiza a gestão e supervisão ambiental da construção da Ponte sobre o Rio Paraná, entre os municípios de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, e Castilho, no Estado de São Paulo. O Programa de Educação Ambiental (PEA) é um dos 13 programas ambientais do projeto.

ITTI

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, como em rodovias, ferrovias, portos e outros modais. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos do ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial do espaço, questões socioambientais e uso de recursos naturais.

Serviço

O quê? Oficina “Cuidados com os rios: quais e de quem são as responsabilidades?”
Quando? Dia 10 de abril das 19:30 às 21:00
Onde? Centro de Educação Infantil de Jupiá

O quê? Oficina “Segurança no Trabalho e Saúde”
Quando? Dia 11 de abril das 12h às 13h
Onde? Refeitório Agaspar, Três Lagoas – MS

O quê? Oficina “Águar: elemento de desenvolvimento da Saúde e Cidadania”
Quando? Dia 11 de abril às 14:30
Onde? Estação Ferroviária de Castilho

O quê? Oficina “Cuidados com os rios: quais e de quem são as responsabilidades?”
Quando? Dia 11 de abril às 19:30
Onde? Sede do Grupo de Apoio e Prevenção a Aids de Castilho (GAPAC) – Rua Carlos Bevilacqua, 809, Castilho – SP.

Giovanna Jambersi - Assessoria de comunicação - ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura.